"Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os paises, e vos trarei para vossa terra." (Ez 36:24)
Não adianta irmos às nações falar do amor de Deus se não conseguimos sequer falar de Jesus dentro de nossas casas, para o vizinho, no nosso ambiente de trabalho, faculdade, enfim, para o nosso povo. Devemos buscar primeiro aquilo que nos foi dado, para depois sim, fazermos as obras do Pai em outros lugares.
"Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus." (Ez 36:28)
Para sermos bons missionários devemos ter algumas caracteristicas que as pessoas do mundo escolhem não ter. As caracteristicas de um verdadeiro missionário:
- Separado:
Separação no dicionário significa afastamento, quebra de uma união intima, partição, divisão! Deus escolhe aqueles que querem ser salvos e separa do mundo, quebra a união com o homem para que possa consolidar uma comunhão com Ele.
"Mas vós outros vos tenho dito: em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos separei dos povos." (Lv 20:24)
- Enviado:
Em João 20:21, Jesus diz: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio."
Jesus é o maior missionário que já existiu e foi enviado para servir de exempl à todos! Precisamos perceber que Ele nos convida a ir e proclamar a todos do amor d'Ele. O IDE é para todos! Mas deve existir uma pré disposição para isso. Um querer FAZER A OBRA e não apenas um querer viajar.
- Cheios do Espirito Santo:
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; porque estes são opostos entre si; para que não façais o que, por ventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gl 5:16-18)
Precisamos estar cheios do Espirito Santo para que possamos falar de Deus, para que possamos levar aos outros um testemunho forte, capaz de demonstrar a tranformação de d'Ele nas nossas vidas. O Espirito de Deus é que fala por nós quando evangelisamos, pois Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos.
Precisamos estar cheios do Espirito Santo para que possamos falar de Deus, para que possamos levar aos outros um testemunho forte, capaz de demonstrar a tranformação de d'Ele nas nossas vidas. O Espirito de Deus é que fala por nós quando evangelisamos, pois Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos.
Também existem outros fatores importantes para missões. Devemos, por exemplo, orar e jejuar em propósito para aquilo que Deus nos chama. Só assim estaremos realmente prontos para cumprir o Seu chamado. Isso é tão "clichê". Todo crente devia saber disso; Mas também há, na Biblia, evidências de Deus honrando aqueles que O obedecem:
"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram." (Atos 13:2-3)
Por muito tempo Saulo esperou por aquela confirmação, mas esperou orando e jejuando, crendo nas promessas do Pai. E naquele momento, Saulo foi consagrado missionário, pelo Espirito Santo de Deus.
Evangelisar é ser missionário!! Então devemos evangelisar pelos motivos corretos. Não devemos pensar apenas nas viagens missionárias; não devemos querer percorrer o mundo apenas para termos belas fotos e recordações; devemos, antes disso tudo, querer levar a palavra de Deus para aqueles que precisam.
"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:24)
O verdadeiro missionário sabe que onde quer que ele vá, terá provações e precisará resistir às ciladas do inimigo, não perdendo o foco, que é Jesus Cristo.
"E, agora, constrangido em meu espirito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me acontecerá, senão o que o Espirito Santo, de cidade em cidade me assegura que me esperam cadeias e tribulações." (Atos 20:22-23)
Mas sabe qual é a melhor parte de tudo isso? De todo esse esforço e dedicação à palavra de Deus? É que Ele honra os que segundo o coração d'Ele andam. E Ele nos assegura que não deixará que pereçam povos onde ali tiver pelo menos UM dedicado à Sua obra.
"Como um rebanho de santos, o rebanho de Jerusalém nas suas festas fixas, assim as cidades desertas se encherão de rebanhos de homens; e saberão que eu sou o Senhor." (Atos 36:38)
Toda honra e toda glória ao Espirito Santo que me trouxe essa revelação tremenda!
Amém!
Amém!